Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais
Selecionado no edital “Redes e Ruas 2016”, organizado pela Prefeitura de São Paulo, o projeto "Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais", do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT), realizou mais de 45 encontros presenciais em
sete Pontos de Cultura da Cidade de São Paulo.
O projeto Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais trata do tema Comunicação na vida das comunidades populares e tradicionais. Idealizado pela comunicadora Thereza Dantas, a proposta foi abraçada pelo cientista social Pedro Neto, a produtora cultural Sandra Campos, o sociólogo Tião Soares, a designer Gisele Fujiura e a educadora popular Márcia Izzo, todos integrantes do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT). O projeto aconteceu no período de setembro de 2016 a julho de 2017 em parceria com os Pontos de Cultura da cidade de São Paulo. Reuniu 150 pessoas interessadas em Comunicação Popular nos mais de 45 encontros proporcionados pela equipe do FCPT. Por serem os Pontos de Cultura um espaço de vivência, transmissão oral e difusão da cultura popular e tradicional, esses encontros criaram uma rede virtual com os atores e mestres da cultura popular, e acreditamos que com o apoio das ferramentas digitais, ajudarão a divulgar a cultura popular com suas próprias vozes e assim, promover a sustentabilidade local.
A equipe do projeto Falas e Trocas; Márcia Izzo, Gisele Fujiura, Pedro Neto, Sandra Campos, Thereza Dantas e Tião Soares, percorreram as quatro regiões da cidade de São Paulo conversando sobre Cultura e comunicação Popular, geração de conteúdo, cultura digital, divulgação de eventos, produção e mobilização de encontros presenciais na comunidade. Nas rodas de conversa que aconteceram nos sete Pontos de Cultura (Casa do Mestre Ananias, Associação Cultural Morro do Querosene, Janga+Ação, Capão Cidadão, Associação de Capoeira Corrente Libertadora, Grupo Cupuaçu e Núcleo Sociocultural Humaitá) mestres, produtores culturais locais e profissionais ligados à Comunicação, debateram a otimização e ampliação de sua comunicação dentro e fora de seus territórios.
Além da realização de 45 encontros presenciais a equipe do projeto Falas e Trocas está promovendo a criação da rede virtual para troca de informações ligados aos temas Comunicação e Cultura Digital nas Culturas Populares e Tradicionais, propostos no edital, além da divulgação de festas, encontros, vaquinhas virtuais e quaisquer outras atividades que sejam agendadas nas comunidades. Para reforçar a intenção de fortalecimento da rede virtual, o site do FCPT foi criado para divulgar a agenda das festas, folguedos e rodas de conversa que acontecem nos territórios. Com uma
interface simples e amigável, o site FCPT pretende ampliar a divulgação e a Comunicação entre os mestres, produtores culturais, pesquisadores e ativistas da Cultura Popular Brasileira.
Outra ação realizada no projeto Falas e Trocas foram as parcerias formadas com projetos como a Horta Cores & Sabores, da ONG Capão Cidadão, ou a divulgação nas mídias sociais da festa dos 10 anos da Casa de Mestre Ananias. A parceria realizada com o PC Coletivo Digital, também selecionada no edital Redes e Ruas de 2016, serviu para divulgar a plataforma Crie.Art.Br aos participantes das rodas do projeto Falas e Trocas por meio de transmissão ao vivo desse bate papo realizado no dia 17 de julho. A equipe do projeto Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais iniciou um processo de trocas, de diálogos e informações sobre as atividades ligadas as muitas comunidades localizadas nas periferias ou região central, mas todas antenadas na questão da manutenção da Cultura Popular Brasileira em São Paulo!