top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

FCPT presente no Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática!

  • Por Thereza Dantas - Comunicação FCPT
  • 27 de set.
  • 3 min de leitura

Por Thereza Dantas



Integrantes do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT) estiveram presentes no Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática: Diálogos Globais, Conhecimentos Locais, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), que aconteceu entre os dias 17 a 20 de Setembro.


Integrando a programação do XXV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, GO, o Seminário contou com a participação de 220 mestras e mestres das Culturas Populares, Povos e Comunidade Tradicionais. A abertura oficial do evento aconteceu em Brasília, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, e contou com as apresentações da Orquestra Sinfônica, do multiartista pernambucano Lucas dos Prazeres, do grupo de moçambique brasiliense Seu Estrelo e Fuá do Terreiro e a Conferência Magna com escritora quilombola Ana Mumbuca, com a leitura da Carta do Bem Viver, de Nego Bispo. Você pode acessar o texto na íntegra clicando aqui.


Link da abertura no canal do MinC no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=k2zinZp36Rs

Os demais dias da programação aconteceram na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO). Vários painéis, rodas de conhecimento e de prosa, oficinas, feiras, exposições e manifestações culturais proporcionaram aos mestras, mestres das Culturas Populares, pesquisadores e gestores debates sobre os Conhecimentos Populares, Patrimônio Cultural e experiências de outros países com programas voltados aos Saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais. Além da agenda dos painéis, apresentações musicais com grupos e músicos das Culturas Populares como Cavalo Marinho Boi Maneiro, Chico Assis e João Santana, Guerreiro Comigo Ninguém Pode, Coco Balbino, Adiel Luna, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas e Maciel Salu e Zenaide Parteira, o Baque do Acre, animavam os participantes, moradores e turistas. Para mestre Paizinho, do Moçambique São Benedito de Taubaté, SP, “esses encontros são momentos valiosos onde conhecemos outros mestres das Culturas Populares e Tradicionais e percebemos que estamos unidos. Isso é muito importante para o nosso Brasil”.

Noite de assembleia

Na noite do dia 18 de setembro, integrantes da Rede das Culturas Populares e Tradicionais (RCPT), da qual o FCPT faz parte desde 2006, reuniram-se para dialogar sobre as estratégias para Aprovação do PL1176/2011, fiscalização da aplicação da PNAB nos municípios e Estados, depoimentos sobre Leis de Mestres nos territórios e as experiências do Poder Público que aplicaram 30% de seu Orçamento em editais voltados às Culturas Populares e Tradicionais.

No último dia do Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática, 20/09, uma grande roda foi criada no Espaço de São Jorge para dialogar sobre a construção de agendas e pautas pensadas para contribuir para uma Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares.


Três cartas foram apresentadas e aprovadas: "Em Respeito ao Comando do Mestre Zé Rolinha no Festejo dos Lambe Sujos e Caboclinhos da cidade de Laranjeiras/SE", "Por Uma Política de Arte e Cultura Popular do Campo" e da Rede das Culturas Populares e Tradicionais. O MinC apresentou a minuta da carta que foi aprovada e que será compartilhada com a organização da #COP30, que acontece em novembro de 2025, em Belém do Pará.


Estes encontros são importantes momentos para trocas e articulações. São momentos de afeto e diálogos pensados para quem virá depois da gente, respeitando os que vieram antes. O mestre Gil do Jongo de Piquete, SP, presidente do FCPT, avalia: “só o fato de reunir mestras e mestres com gestores e pesquisadores já torna o Seminário um grande encontro. Respeito esse trabalho incessante do MinC de construir políticas públicas com a cara do Brasil que a gente deseja. E desta vez, veio gente do Brasil e da América Latina para dialogar e pensar a partir dos nossos quintais, das estruturas populares. Isso é um ponto muito positivo!”


Todos os painéis do Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática, que fizeram parte do 25 Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, GO, estão disponíveis no canal do MinC, no YouTube, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=O2zeX0NLxg8&list=PL8AWdr87f1TT0e6_ho0TpISGu-hPaGrLr


Comentários


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page