Debate sobre a situação do país foi a pauta do encontro aberto do FCPT
O FÓRUM DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS - FCPT organizou um novo encontro aberto no sábado, 28/07/2018, no Terreiro de Cultura Ingoma Cachuera!, na Casa Verde, zona norte de São Paulo. Vários fios se encontraram para tecer a malha colorida dos diferentes fazeres das Culturas Populares e Tradicionais. Queremos agradecer ao Rinaldo Campanhã VALENTE , à Marcela E. Varconte, ao Carlos Junior e à Associação Cachueira! pela acolhida e apoio para a realização deste nosso Encontro.
A destruição das casas de fé dos povos de matriz africana, as invasões e expropriações das terras indígenas e quilombolas bem como o extermínio das lideranças de vários movimentos populares que, em seu bojo, buscam levar à morte suas culturas e tradições, sejam materiais ou imateriais são denunciadas por nossos olhares e nossas vozes, a qualquer tempo, para que não caiam no esquecimento e nos manter alertas a tais barbaridades.
Participaram integrantes do FCPT e pessoas que acreditam nos tambores, violas, maracás e vozes diferenciadas como José Marcos Pires Bueno, Vera Athayde, Pedro Neto, Eufra Modesto, Mestre Alcides, Dinho Nascimento, Cecília Pellegrini, Rosangela Macedo, Edson Fontes, Renato Pankararé, Avani Fulni-O, Jozimar Fulni-O, Iradzu Kariri-Xocó, Júlio Moracen Naranjo, Hector Mondragon, Catarina Zambrano, Vânio Falasca, Mestre Oliveira Fontes, Avelino Moracen, Thayane Nunes e Lígia Rosa. Os participantes entoaram cânticos, cantigas e canções representativas dos saberes nascidos, cultivados e florescentes pelos rincões brasileiros, sul-americanos e do Caribe. Como deve ser, os encontros do FCPT são repletos de nossas cantorias, todavia nos espelhamos, também, em nossas tristezas pelas violências sofridas pelos assassinatos de nossos irmãos, parentes, amigos e companheiros nas diferentes latitudes que nossos corações alcançam.
Assim, juntos e solidários, realizamos mais um encontro do FÓRUM DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS o qual, de modo intenso, fortaleceu laços e abriu espaços para novos debates e ações concretas que possibilitarão o fortalecimento de cada qual em sua especificidade, porém sem abandonar o tecido forjado para ser o manto protetor de todos que se empenham pela manutenção destas Culturas e Tradições em nosso país, na América Latina e Caribe.
Debatemos o andamento dos Projetos de Lei da Lei das(os) Mestras(es) em tramitação na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Deliberamos agendar reunião junto ao Deputado Barba para debater o PL 1567/2015 de autoria dele que foi apensado ao PL 829/2007.
Conversamos sobre os vários editais e a participação do FCPT nas capacitações e participações nas comissões. Em tramitação a certificação do FCPT como Ponto de Cultura, decidiu-se criar o Grupo de Trabalho Cultura Viva do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais. Instância interna ao FCPT coordenada por Mestre Alcides e sob a secretaria executiva de Vera Athaíde para ampliar a articulação institucionalmente as culturas tradicionais nos países latino-americanos.
Não houve tempo hábil para a leitura integral da proposta de “Carta das Culturas Populares” para as(os) candidatas(os) nas eleições de 2018. José Marcos Pires Bueno irá encaminhar a minuta da carta por mail para os associados opinarem.
Informes: Pedro Neto, coordenador executivo do Grupo de Trabalho Samba Rural Paulista Patrimônio Imaterial informou que haverá reunião do GT junto ao IPHAN no mês de setembro de 2018 para alinhar a construção do dossiê do Samba Rural Paulista. Ava Fulni-ô informa sobre Iº Encontro Estadual de Mulheres Indígenas do Estado de São Paulo. "Mulheres Indígenas Lutar é Resistir" de 31/08 à 5/09/2018 (https://www.facebook.com/events/2149825358635568/)
Próxima Sambada do Valente: https://www.facebook.com/events/244582136265614/
Próxima reunião do Fórum CPT será na sede do Grupo Sambaqui, a princípio, em 25 de Agosto, a partir das 10 horas.