top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

Dossiê de Registro! Rumo ao Samba Rural Paulista como Patrimônio Nacional

No dia 28/09/2018 das 10 às 13 h na sede do IPHAN SP reuniu-se o Grupo de Trabalho do Samba Rural Paulista com a presença de representantes do Samba do Cururuquara - Grupo Treze de Maio (Santana de Parnaíba), Samba de Bumbo Rural Vovô da Serra Japí (Pirapora), Samba de Lenço de Piracicaba Mestre Antônio Carlos Ferraz, Urucungos Puítas e Quijengues (Campinas), Comunidade Cultural Quilombo Sambaqui (São Paulo), Grupo de Estudos Samba; José Marcos Pires Bueno, Samba do Pé Vermêio, Marcelo Manzatti, Henry Durante e Pedro Neto pelo Fórum das Culturas Populares e Tradicionais e a pesquisadora Lígia Nassif Conti.

Na pauta, Marcos Monteiro Rabelo (Técnico de Patrimônio Imaterial do IPHAN SP) apresenta os objetivos, metodologia e orçamentos para elaboração do Termo de Referência do “Dossiê de Registro e Introdução ao Processo de Salvaguarda do Samba Rural Paulista/Samba de Bumbo” como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Realizamos um amplo debate sobre a proposta apresentada, sempre frisando a necessidade da participação e construção de politica pública para as(o) Mestras(es), Sambadoras(es) do Samba de Bumbo.

Integrantes do GT do Samba Rural reunidos no IPHAN SP.

O Grupo de Trabalho do Samba Rural Paulista propõe a realização de um seminário sobre o tema juntos com detentores e responsáveis pelos órgãos de patrimonialização dos municípios, do Estado de São Paulo e pelo IPHAN.

Entregamos um CD com gravações profissionais dos Grupos de Samba Rural Paulista do Estado de São Paulo produzido pelo projeto Acervo das Tradições de Henry Durant Machado como elemento constituinte do Dossiê para ser anexado ao Processo no. 01450.008954/2013-58.

Capa do CD entregue ao IPHAN.

Com a anuência dos presentes Pedro Neto passa a Secretaria Executiva do Grupo de Trabalho Samba Rural Paulista para Marcelo Manzatti, que torna-se o responsável em realizar a mediação e articulação entre grupos, mestra(es), acadêmicas(os) para a efetivação da patrimonialização nacional do Samba de Bumbo.

No final do encontro a Superintendente do IPHAN/SP a Sra. Maria Cristina Donadelli Pinto expressa a prioridade do IPHAN em finalizar o dossiê do Samba Rural Paulista.


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page