Cocos do Nordeste se apresentam nos Sesc Registro, Jundiaí, São Carlos e Piracicaba!
Com o tema “Na pisada dos Cocos” a edição 2017/2018 do SONORA BRASIL chega a quatro unidades do Sesc São Paulo – Jundiaí, Registro, Piracicaba e São Carlos entre os dias 02 a 05/10/2018 sempre as 20 horas. Todas as 16 apresentações são gratuitas, livre para todos os públicos e serão realizadas nos espaços de convivência das unidades do SESC.
As apresentações serão acústicas valorizando a participação do público nas manifestações das Culturas Populares e Tradicionais. O encontro quer promover um diálogo com as expressões culturais locais das cidades de Jundiaí, Registro, Piracicaba e São Carlos que também possuem identidades negras e quilombolas tão importantes como os Cocos do Nordeste.
Programação completa nos Sescs de São Paulo: https://www.sescsp.org.br/programacao/136150_SONORA+BRASIL+20172018#/content=programacao
Samba de Pareia da Mussuca (SE) Fonte: Sonora Brasil 2017/2018 - Divulgação
Coco de Zambê (Rio Grande do Norte)
É principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte, que encontramos o Coco de Zambê, expressão cultural que, segundo pesquisadores, chegou aos engenhos de cana-de-açúcar e colônias pesqueiras da região através de africanos escravizados. Coco de Iguape (Ceará)
Aquiraz fica a 30 Km de Fortaleza, no litoral cearense, e a Praia do Iguape, localizada neste município, que foi a primeira capital do estado do Ceará, é onde moram os integrantes do grupo. Eles praticam a pesca artesanal, principal atividade econômica da região, e são liderados pelos mestres Raimundo da Costa, que desde os dez anos de idade, como ele mesmo conta, pratica o coco de embolada e Chico Caçuêra.
Coco de Tebei (Pernambuco)
Esse coco é praticado por um grupo de agricultores e tecelões da comunidade Olho D’Agua do Bruno, na cidade de Tacaratu, Pernambuco, localizada na região do Médio São Francisco, próximo à divisa com Bahia e Alagoas. A paisagem local é típica do sertão nordestino: terra seca, casas esparsas e muito precárias, mandacaru e alguma criação animal. Samba de Pareia da Mussuca (Sergipe)
O Povoado de Mussuca fica no município de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju, capital do estado de Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados, como a Dança de São Gonçalo e o Samba de Pareia. A pesca e a cata de crustáceos, como o caranguejo e o sururu, são atividades econômicas tradicionais que envolvem muitas famílias, e se desdobram numa culinária atraente que contribui para o desenvolvimento da economia local.
Veja abaixo a Programação:
02/10/2018
20 horas
Sesc Jundiaí – Coco de Zambê (RN)
Sesc Registro – Coco de Iguape (CE)
Sesc Piracicaba – Coco de Tebei (PE)
Sesc São Carlos – Samba de Parei de Mussuca (SE)
03/10/2018
20 horas
Sesc Jundiaí – Coco de Iguape (CE)
Sesc Registro – Coco de Zambê (RN)
Sesc Piracicaba – Samba de Parei de Mussuca (SE)
Sesc São Carlos – Coco de Tebei (PE)
04/10/2018
20 horas
Sesc Jundiaí – Coco de Tebei (PE)
Sesc Registro – Samba de Parei de Mussuca (SE)
Sesc Piracicaba – Coco de Zambê (RN)
Sesc São Carlos – Coco de Iguape (CE)
05/10/2018
20 horas
Sesc Jundiaí – Samba de Parei de Mussuca (SE)
Sesc Registro – Coco de Tebei (PE)
Sesc Piracicaba – Coco de Iguape (CE)
Sesc São Carlos – Coco de Zambê (RN)
Mais informações e detalhes nos links:
fonte: SESC NACIONAL e SESC SP