Mestre Agenor: O Bumbo Negro do Samba Paulista
“Boa tarde meu povo,
Ai que eu tô chegando agora
Oi, se me der licença eu canto,
Oi se não der, eu vou embora”
Na voz de Mestre Agenor: https://soundcloud.com/user-732966954-822152257/faixa-3
Mestre Agenor, líder do Samba da Dona Aurora, nos deixa hoje 04-10-2018 com um pouco mais de 82 anos de idade. Nós do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais nos solidarizamos com toda a família e desejamos a todas(os) que haja paz no renascimento.
Mestre Agenor, no centro com o Bumbo, durante apresentação do Samba da Dona Aurora na Virada Cultural 2013 no Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP. Foto Felipe Torres.
Agenor da Silva, esteve conosco em todo o processo de patrimonialização do Samba Rural Paulista como o primeiro Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo em dezembro de 2015, bem como em dezenas de ações para a valorização e difusão do Samba de Bumbo. Em Viradas Culturais, Unidades do SESC, compôs a comitiva de São Paulo para a 9º. Encontro das Culturas Populares e Tradicionais realizado em Serra Talhada – Pernambuco no ano de 2015.
Mestre Agenor, ao lado de sua filha Márcia durante a Sessão Ordinária 1820ª em 14/12/2015, onde o Egrégio Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT presidido declara o Samba de Bumbo o primeiro Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo. Foto: Pedro Neto.
Dono do Bumbo Negro, era assim que me referia ao Mestre Agenor, pois ele foi um dos últimos mestres do Samba Rural Paulista que entendia a importância das(os) Negras e Negros para a continuidade desta cultura paulista que tanto vem “branqueando” nos últimos anos.
Dono de um repertório ímpar, ouvimos “pontos” de Samba de Bumbo que só ele sabia. Era comum ele afinar demoradamente as cordas do Bumbo do Samba da Dona Aurora, e ao fazer isso, ensinava passo a passo como fazer para quem estava do seu lado.
“Sábia tem o seu canto,
Mas de tristeza ele chora
Aí meu deus como é bonito,
O Samba da Dona Aurora”.
Samba da Dona Aurora em março de 2016 durante reunião do Fórum para asa Culturas Populares e Tradicionais na cidade de Santana de Parnaíba, por Pedro Neto. Link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=u-BO9LTwoTA
Para saber mais sobre o Samba da Dona Aurora, acesse o link do projeto Acervo das Tradições de Henry Durante: http://www.acervodastradicoes.com.br/portfolio/sambaaurora/