Os CRIAS de Nova Iguaçu!
Nova Iguaçu é uma das cidades que formam a Baixada Fluminense, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Território de muitos adjetivos, a cidade abriga o Instituto Enraizados, organização de hip hop que surgiu no final dos anos 90 com o intuito de utilizar as artes integradas do hip hop como ferramenta de transformação social. De lá para cá o trabalho realizado pelo coletivo foi de lançamentos de CDs a livros, turnês internacionais a apresentação no Rock'n'Rio 2019, um sem fim de atividades que mostram a criatividade e a vontade em manter acesa a Cultura de muitos artistas da Baixada Fluminense.
A nova empreitada é o Festival dos CRIAS, que acontece durante o mês de novembro. No início de 2019 a diretoria e o conselho do instituto colocou como meta a realização desse festival durante os 30 dias do mês da Consciência Negra. Para Dudu de Morro Agudo, coordenador do Instituto Enraizados, o evento é composto por atividades propostas pela “juventude local (nossos crias) e está sendo pensada a bastante tempo, mas a gente não conseguia colocar em prática porque o Quilombo Enraizados, sede do instituto, não estava em condições de receber tal atividade.”
Cerca de 50 jovens participam do Instituto Enraizados e estão produzindo atividades como feira de Moda, sarau de poesias, oficinas, mutirões de graffiti e uma mostra audiovisual. “ O objetivo é discutir no mês da consciência negra, a "cultura, raça e identidade", independente da ação proposta, e que elas transbordem "afeto e solidariedade", afirma Dudu. “Pensamos num evento orgânico, com poucas pessoas, mas pessoas engajadas, que querem discutir, produzir e trocar”, complementa.
O rapper e coordenador executivo do Instituto Enraizados, Dudu de Morro Agudo, falou sobre o Instituto Enraizados para o site do FCPT.
FCPT: O Instituto Enraizados passou por uma reforma física em 2018. Quais foram as "reformas" conceituais da organização?
Dudu de Morro Agudo: Na verdade o Quilombo Enraizados, sede do instituto, está em reforma constante desde que viemos pra cá, em 2017. A gente arruma um pedacinho de cada vez conforme a demanda e as nossas condições financeiras.
Em 2018 a gente montou um microespaço de coworking, que chamávamos de incubadora, pois era onde nasciam os projetos dos Crias, onde a gente recebia os parceiros e realizávamos nossas atividades. Era um local com 7 metros quadrados. Depois a gente mexeu um pouco na parte externa para podermos realizar algumas atividades culturais, uma pequena área de lazer.
Agora, em 2019, estamos mexendo novamente, não somente na estrutura, mas em todo o conceito também, o nome da sede era Espaço Enraizados, e agora chamamos de Quilombo Enraizados, porque entendemos este local literalmente como um quilombo. Estamos montando uma galeria de arte, uma biblioteca, um espaço para retomar as oficinas, cursos e atividades culturais, etc... Mas tudo isso na perspectiva de receber o jovem preto e de periferia e suas demandas, estamos focando mais o nosso olhar e nossas ações.
FCPT: Você gostaria de ter um público da zona sul em Nova Iguaçu ou prefere levar os artistas de Nova Iguaçu para a zona sul?
Dudu de Morro Agudo: Não somente da zona sul, mas de todo o mundo. A gente promove ações o tempo todo aqui no Quilombo e recebe visitas de pessoas de todo o mundo, já vieram aqui estudantes, artistas e intelectuais dos Estados Unidos, França, Etiópia, Alemanha, Chile, Cuba, Curaçao, etc... a nossa ideia com isso é desconstruir esse estigma de que a periferia é lugar violento.
Para ampliar as possibilidades da juventude de periferia, a gente promove intercâmbios, inclusive levando-os para outros territórios. Resumindo, pra nós é tão importante ter pessoas da zona sul do Rio de Janeiro aqui no bairro, quanto levar a juventude aqui do bairro pra interagir com pessoas na zona sul.
FCPT: Como você define os artistas de Nova Iguaçu?
Dudu de Morro Agudo: Os artistas de Nova Iguaçu são artistas como os de qualquer outro lugar. Contudo a variedade de arte produzida na cidade é enorme e a interação entre esses artistas é algo incrível, o que permite criar novas possibilidades. Eu mesmo, pro Rock In Rio, montei uma banda com diversos músicos da cidade.
Sobre as atividades do Festival dos CRIAS – Novembro de 2019
Festival Enraizados:
https://www.facebook.com/events/437403386900630/
Feira de Belchior (Festival dos CRIAS):
https://www.facebook.com/events/406322056931505/
Expo Urban Art (Festival dos CRIAS):
https://www.facebook.com/events/728359244297066/
Sarau Poetas Compulsivos (Festival dos CRIAS):
https://www.facebook.com/events/485070352088866/
Mostra Pretos na Tela (Festival dos CRIAS):
https://www.facebook.com/events/507380646659766/
Para conhecer o trabalho do Instituto Enraizados:
Revista Eletrônica: www.enraizados.com.br
Site Institucional Enraizados: www.enraizados.org.br