FCPT no Youtube
O Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais está utilizando mais uma ferramenta de Comunicação: canal audiovisual no YouTube.
O canal Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais será o nosso espaço de memória. Para iniciar esse processo, publicamos vários vídeos realizados dentro do projeto "Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais", que foi selecionado no edital “Redes e Ruas 2016”, organizado pela Prefeitura de São Paulo. O Falas e Trocas produziu encontros sobre Comunicação Popular, Mobilização e Design, além de depoimentos de mestres e lideranças da cidade de São Paulo.
A cultura popular ou cultura tradicional, geralmente é passada de geração em geração, e muito se tem escrito sobre ela mas ainda não é suficiente porque apesar de todo estudo ainda se deturpa muito o sentido dessa palavra, por isso o uso de ferramentas audiovisuais são pertinentes e muito importantes. Pois o termo tradição não implica, necessariamente, uma recusa à mudança, da mesma forma que a modernização não exige a extinção das tradições e, portanto, os grupos tradicionais não têm precisam ficar de fora da modernidade.
Constituindo-se como associação em 05 de junho de 2006, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais tem colaborado com a criação de fóruns regionais em diversos estados. O trabalho desenvolvido tem interconectado mais de 5.000 agentes culturais que trocam informações e enriquecem o cenário das culturas populares e tradicionais em todo o país, reunindo também, agentes de outros países como Portugal, Argentina e Bolívia.
Iniciamos o canal com vídeos do projeto "Falas e Trocas das Culturas Populares e Tradicionais" mas a atual diretoria acredita que novas portas serão abertas com a nossa adesão a essa ferramenta comunicacional. Para o antropólogo argentino Néstor Canclini, em seu livro “Culturas Híbridas”, que o termo tradição não implica, necessariamente, uma recusa à mudança, da mesma forma que a modernização não exige a extinção das tradições e, portanto, “grupos tradicionais não têm como destino ficar de fora da modernidade.”
Conheça o canal Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais
https://www.youtube.com/channel/UCQpwNZ-vLmXHgnOzZXfa0kQ/videos