top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

O mês de maio é a época dos festejos em louvor a São Benedito!

Nesse ano de 2020, devido à necessidade de isolamento social causada pela pandemia da covid-19, muitos desses festejos não poderão ser realizados.

O Coletivo Samba do Pé Vermêio junto a diversos grupos de cultura popular que realizam e participam dessas festas entendem que as nossas festas configuram uma importante resistência do povo negro na história deste país e na criação da identidade do povo brasileiro.

Por isso, ainda que não possamos nos reunir presencialmente, as rezas não deixarão de acontecer e nos organizamos para lembrar que continuamos aqui. Grupos batuqueiros de diversas cidades vão chegar para celebrar na live Batuques pra São Benedito no dia 30 de maio, sábado, a partir das 13h, pelo instagram e facebook do @sambapevermeio. O FCPT está junto nesse batuque!

“Não temos dúvida da importância da presença do FCPT em quaisquer festejos e eventos que os grupos da cultura popular organizam para homenagear seus santos, orixás e sua fé, onde carregam a ferro e fogo, com maior esforço, as suas heranças ancestrais.” explica o brincante e integrante do FCPT, José Marcos. O Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais participará da live Proteção às Culturas Populares, com a presença de José Marcos e da mestra Sol do Jongo de Embu das Artes, falando sobre as Leis Emergencial Cultural e o PL 253 SP, e a importância delas atenderem os brincantes e mestres da Cultura Popular brasileira. O músico José Marcos “espera que a Lei Aldir Blanc chegue nos rincões das comunidades tradicionais, para os povos originários e para todos os que fazem Cultura no Brasil!”.

A live Batuques pra São Benedito que será transmitida pelo facebook do Samba do Pé Vermêio, programou homenagens e celebrações das nossas tradições com sete horas de apresentações, documentários e muito bate papo.

São Benedito

São Benedito denominado pela Igreja Católica Romana de "O Negro", nascido na Sicília, província italiana, em 1524, era de origem africana, descendente de escravizados etíopes. No Brasil, a sua história de vida se identificou com o sofrimento dos afrodescendentes, o que trouxe o título de Patrono dos Negros. Em torno dele, a cultura afro descente se organizou e se manifestou, buscando o reconhecimento de sua participação na formação do povo brasileiro. A fé religiosa se tornou o resgate da dignidade humana, tendo como modelo desse figura do santo.

As festas populares como as congadas e batuques são as responsáveis pela popularidade

não só dele, mas também de outros santos negros em Minas Gerais e em São Paulo. Assim é a maravilhosa devoção brasileira a São Benedito, o cozinheiro de seu convento, filho de africanos, cultuado nas Irmandades dos Homens Pretos.

Mais informações na página Batuques Pra São Benedito, clique aqui

Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page