Para Santo Antônio
Santo Antônio é um dos santos mais populares no Brasil. No mês de junho os solteiros tentam com a ajuda dele arranjar um par mas tem gente que pede casa para morar.
O Jongo de Piquete (SP) está organizando a live Terço dos Negros em Louvor a Santo Antônio, no dia 13 junho, sábado, a partir das 15h, pela plataforma Google Meet. O link será disponibilizado a partir das 13h, na página do facebook do Jongo de Piquete. Quem se inscrever poderá participar das rezas junto com os jongueiros paulistas. Segundo o mestre Gil essa será uma oportunidade para “rezar pra que Santo Antônio possa nos ajudar em toda essa situação em que nos encontramos.”
Patrimônio Cultural do Brasil desde 2005, o jongo é uma manifestação cultural de origem africana, trazida por negros bantu, sequestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, na região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola. Preservado de geração a geração, o jongo é praticado principalmente na região sudeste, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. (Fontes sites Geledés e Secretaria Especial de Cultura)
O Jongo de Piquete, cidade do Vale do Paraíba paulista, tem como endereço a Vila Eleotério, bairro para onde se expandiu a população afrodescendente do vizinho bairro da Raia, que recebeu muitos negros libertos após a Abolição. Com cerca de 60 jongueiros, revivem pontos e passos preservados pelos mais velhos, ao som do tambu e do candongueiro. Celebrar Santo Antônio é uma tradição do Jongo de Piquete. No áudio, Mestre Gil nos conta o porquê dessa celebração.
Link do áudio de mestre Gil sobre a celebração para Santo Antônio, clique aqui
Serviço:
Live Terço dos Negros em Louvor a Santo Antônio,13 junho, sábado, a partir das 15h, pela plataforma Google Meet. O link será disponibilizado a partir das 13h, na página do facebook do Jongo de Piquete, clique aqui