top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

Tocando tambores: "Sanciona Já!"

A Lei Aldir Blanc foi aprovada no Senado Federal no dia 4 de junho, e agora aguarda a sanção ou veto do presidente da República. Faltando oito dias para a posição do atual mandatário da República, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais inicia a campanha: Sanciona Já!

O projeto da Lei e a articulação para sua aprovação, quase que unânime na Câmara dos Deputados e por unanimidade no Senado, provam que os artistas e os trabalhadores da Cultura merecem mais que respeito; merecem o reconhecimento da importância de seus trabalhos para a sociedade brasileira e para a projeção positiva do Brasil no exterior.

Debates virtuais foram realizados para discutir a lei, iniciando um movimento em plena pandemia. A mobilização continua acontecendo, agora para delimitar o papel dos estados e municípios brasileiros na movimentação e assim garantir transparência, celeridade e alcance ao processo, dentro de um cronograma estabelecido, entendendo a complexidade da produção cultural em todas as regiões do Brasil.

A Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor que morreu vítima da covid-19, prevê o repasse de R$ 3 bilhões ao setor, dinheiro provenientes do Fundo Nacional da Cultura. A verba será repassada aos estados, municípios e ao Distrito Federal em até 15 dias após a publicação da lei no Diário Oficial da União. A lei ainda prevê um auxílio de R$ 600, em três parcelas, para trabalhadores da arte e da cultura.

Nesse momento em que Centros Culturais, Teatros, Circos, Salas de espetáculos e de cinema encontram-se fechados e seus usos futuro, repensados, o FCPT inicia a campanha “Sanciona Já!” para reforçar a luta dos artistas e trabalhadores da Cultura. O presidente do FCPT, José Marcos Pires Bueno, completa o arco das Artes chamando a atenção para a “manutenção e continuidade das Culturas Populares e Tradicionais Brasileiras e pela Vida dos Mestres e Mestras dos povos originários, quilombolas e ribeirinhos”. O FCPT é parte da mobilização “Sanciona Já!” e convida a todos para compartilhar na sua rede social!

Divulgação


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page