top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

A memória como degrau para o futuro




Estamos perto da virada do ano novo e 2023 promete muita emoção. Mas ainda estamos em 2022 e é preciso diagnosticar, que é uma investigação do que aconteceu em determinado período, para que no novo ano possamos ir além das emoções e apontar caminhos que contemplem a maioria da população brasileira.


Após o Golpe de 2016, o Brasil e os brasileiros, foram jogados numa espiral de tormentas que vão desde da liquidação do Estado como gestor e fiscalizador até a negação de uma pandemia global, a covid 19. Chegamos hoje, Dezembro de 2022, com um saldo positivo: a vitória de Lula e da Frente pela Democracia na eleição presidencial mais simbólica do Brasil. E essa vitória é o gatilho para que as engrenagens da Democracia participativa comecem a girar!


Diante desse quadro, pesquisadores, mestras, mestres, gestores fazedores das Culturas Populares brasileira, integrantes da Rede das Culturas Populares e Tradicionais, se dispuseram a colaborar com o GT da Cultura do novo governo, reunindo-se – ainda virtualmente – para encaminhar uma Carta ao Gabinete de Transição para o Governo Lula.

A carta da Rede das Culturas Populares e Tradicionais é uma memória do que já se caminhou, do que se perdeu, e diante da perspectiva do novo governo, do que se deseja para que a diversidade das Culturas Populares brasileira seja realmente vista, ouvida e respeitada. São mais de 200 pessoas que a assinam, representantes de grupos, entidades, instituições, organizações, trabalhadores e fazedores das Culturas do Brasil.

A carta conta brevemente a história da Rede de Culturas Populares e Tradicionais e indica 13 pontos que podem ampliar o espaço das Culturas Populares dentro da esfera pública na próxima gestão do Governo Lula. A carta também solicita uma reunião com o GT da Cultura do Gabinete de Transição para o Governo Lula, que será realizada no dia 10 de Dezembro, no formato híbrido (presencial e virtual).


É uma contribuição para o diagnóstico mas é também um olhar para o Futuro, com a bagagem acumulada nas gestões do Ministério da Cultura, MinC, e com a esperança de que o brasileiro utilize a memória como degrau para novos paradigmas sobre a importância da Cultura na formação do nosso povo.


Link para baixar o pdf da Carta da Rede das Culturas Populares e Tradicionais



Comments


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page