Audiência Pública sobre a Situação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural brasileiro
Nesse período da pandemia, Mestres da Cultura Popular estão impedidos de brincar nas ruas. Os brincantes das festas e cortejos estão aguardando a vacinação contra a covid 19. Os editais voltados para as manifestações populares, quase desapareceram das pautas do Poder Público. O Conselho Consultivo do IPHAN, a instância máxima para tombamentos e registros de bens imateriais, ficou sem se reunir por um ano e oito meses, colocando em perigo a manutenção de territórios e comunidades.
Diante dos ataques e desmontes, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais e a Rede das Culturas Populares convidam a todos para participar da Audiência Pública sobre a Situação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural brasileiro, que acontece no dia 16 de abril, sexta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados.
Precisamos nos manifestar sobre o abandono que o Patrimônio Material e Imaterial brasileiro vem sofrendo por parte do atual des-governo federal.
Participantes da Audiência Pública sobre a Situação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural brasileiro:
- Mário Frias, Secretário Especial de Cultura
- Raphael da Silva Cavalcanti, Bibliotecário, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia. Analista em Documentação e Informação Legislativa da Câmara dos Deputados
- Leonardo Castriota, Professor da UFMG e Presidente do ICOMOS - Brasil;
- Maria Helena Versiani, Museu da República;
- Mestre Alcides, presidente do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais;
- Mestre Paulão Kikongo, membro do Setorial do Patrimônio Cultural Imaterial e do Pleno do CNPC, Grupo de Salvaguarda da Capoeira no IPHAN-RJ, ex-Conselheiro Nacional de Política Cultural;
- Neide De Sordi, Diretora-Geral do Arquivo Nacional. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília;
-Larissa Peixoto, Presidente do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Link da Audiência Pública da Comissão de Cultura - Situação do patrimônio histórico, artístico e cultural , clique aqui
Compartilhe, participe e questione!
Commentaires