top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

FCPT e a Luta Antirracista na ALESP


No Mês de Novembro é comemorada Consciência Negra em função da data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, 20 de Novembro de 1695. A Deputada Erica Malunguinho e Mandata Quilombo, do PSOL SP, organizou uma cerimônia no dia 24 de Novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, ALESP, para oferecer moções de aplausos e entrega de diplomas aos 21 coletivos e organizações negras que vêm prestando grandes contribuições para o estado de São Paulo na Luta Antirracista.

O Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, FCPT, foi um dos homenageados e o presidente do FCPT, Mestre Alcides Lima, recebeu a honraria oferecida pela Deputada Estadual Erica Malunguinho referente ao trabalho desenvolvido em prol de uma Cultura Antirracista no Brasil. Mestre Alcides, José Marcos Pires Bueno e Vera Athayde estiveram presentes à cerimônia. Na sessão a abertura contou com os toques de Orixás que emocionou a todos. “Fiquei muito emocionado, pensei e muito no que iria falar, mas também pensava nesses coletivos e fóruns estão que acima de qualquer fala. O FCPT com sua história e caminhada... seria difícil falar sem deixar algo mais importante a dizer, então, diante da emoção, pouco falei!!!”, contou Mestre Alcides.


Para a bailarina e integrante do FCPT, Vera Athayde, “foi muito significativa a fala do mestre, fora o lindo canto que encantou a plenária. Fiquei muito contente de ter vivenciado o encontro do afeto e dos coletivos, suas lideranças em ação, em muitas gerações.”




21 Homenageados

São coletivos e organizações negras que vêm prestando grandes contribuições para o estado de São Paulo na Luta Antirracista. Além do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais – FCPT, foram homenageados o Movimento Negro Unificado, na figura de Milton Barbosa; Amparar (Associação de Familiares e Amigos de Presos/as); Uneafro; Geledés; Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT; Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros – FONATRANS; Grupo Pela Vidda/SP; Casa de Cultura Tainã; Marcha das Mulheres Negras de SP; Movimento Nacional Pop Rua; Projeto Meninos e Meninas de Rua – PMMR; Samba de Roda Nega Duda; Mães de Maio; Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira; Terreiro do Nzo Tumbansi; Coalizão Negra por Direitos; Quilombo de Porto Velho; Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (EAACONE) e Ilu Inã. Galeria Novembro Negro 2021 - ALESP



Commentaires


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page