Nota de Repúdio contra o presidente da Fundação Palmares
O Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT) publica Nota de Repúdio contra o atual presidente da Fundação Palmares, Sr. Sérgio Camargo, por entender que ele tem, repetidas vezes, afrontado a história dessa instituição, conquistada através da luta de homens e mulheres negras, tratando um bem público de forma autoritária.
São várias as demonstrações de desrespeito em seu mandato e o expurgo de livros de uma biblioteca nos faz viajar na Historia e nos lembra que o apagamento de livros é uma prática recorrente de governos totalitaristas e/ou fascistas. A diretoria do FCPT condena essa prática por entender que não respeita as regras democráticas de nosso país. Segue o texto:
NOTA DE REPÚDIO
O Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais vem manifestar o seu repúdio em decorrência das ações praticadas pelo Sr. Sérgio Camargo, atual presidente da Fundação Palmares, publicada no jornal O Globo, em 9 de junho de 2021, sob o título “Palmares conta os dias para expurgo de livros” (ÉBOLI; GOBBI, 2021), com o lide: “Sérgio Camargo tem publicado nas redes imagens de títulos que serão retirados do acervo, como ‘O capital’ de Marx [...]”.
Ocorre que tais ações não se coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito do tema, uma vez que a biblioteca da Fundação Cultural Palmares, instituição criada em 1988, mesmo ano da Declaração da Constituição Cidadã, é uma biblioteca pública, um espaço da pesquisa para produção do conhecimento sobre o negro, sua cultura, sua memória, sua história, e é de sua competência preservar toda informação, e não a informação escolhida como certa ou adequada. Em princípio, não existe a biblioteca pública perfeita e completa em tudo, adequada e boa, porque a biblioteca pública será sempre dialética.
Gostaríamos de salientar que estamos atentos à recorrência de atitudes desta natureza e não aprovamos em nenhuma hipótese essas práticas.
São Paulo, SP, 15 de Junho de 2021
Diretoria do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais
Comments