top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

Sobre o Dia dos Santos Reis

Muito resumidamente, as folias de reis se originaram na alta Idade Média a partir dos Autos ou Dramas Litúrgicos Medievais, que eram encenados nas missas do DIA DE REIS, 6 de janeiro, nas Catedrais Europeias.


Alguns autores retroagem essa celebração à antiguidade, nas festividades romanas do solstício invernal, denominadas strenae. No entanto, foi a partir do início do medievo que a igreja católica passou a utilizar o legado da arte grego-romana, em especial a pintura, a música e o teatro, como instrumento de doutrinação e maior compreensão dos ensinamentos cristãos.


Esses dramas litúrgicos inicialmente denominados Officium Pastorum por representarem a adoração dos pastores ao Menino Deus segundo o Evangelho do Apóstolo Marcos , foi se ampliando para incluir, também a passagem bíblica da Adoração dos Reis Magos na manjedoura em Belém, relatada pelo Apóstolo Mateus. Neste caso passou a denominar Officium Stelae. Com o correr dos tempos estes autos foram se popularizando, ou seja, representados por grupos populares nas ruas e praças públicas.


A concepção do presépio por São Francisco de Assis, veio a ser adotada nas casas da cristandade, em grandes e pequenas cidades , e até no meio rural. Como consequência, esses grupos visitavam casa a casa anunciando o nascimento Cristo e promovendo a difusão do cristianismo.


Na Península Ibérica esses grupos populares eram denominados de Villancicos na Espanha,e reisadas, reis e janeiras em Portugal. Foram transportados para o Brasil desde período colonial. Aqui sofreram influências de diversas naturezas, inclusive regionais e locais, resultando na configuração das folias ou companhias de reis atuais.


Para mais detalhes e bibliografia consulte o livro REIS MAGOS. História, Artes e Tradições. Ano 2006., de Affonso Furtado.

Comentários


Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page