top of page
Facebook
Flickr
Youtube

Notícias

Tião Soares é nomeado Diretor de Promoção das Culturas Populares no MinC



A partir de uma demanda histórica dos movimentos das culturas populares e tradicionais de todo o Brasil é criada nova diretoria no Ministério da Cultura, MinC. Tião Soares afirma que "as culturas populares no Brasil desempenham um papel fundamental e imprescindível na construção da identidade nacional, representando a diversidade cultural e promovendo a inclusão social. Reconhecendo sua importância, propomos uma política pública abrangente que visa fortalecer e valorizar as culturas populares em todo o país." Essa proposta busca garantir o acesso equitativo a recursos, promoção da diversidade cultural, apoio à produção artística, as mais diversas e variadas expressões culturais, preservação do patrimônio cultural brasileiro.


Uma das ações será o mapeamento e cartografia dos mestras (es) dos saberes, registro e documentação das expressões culturais populares em todo país. O novo diretor diz ainda que: Pretende-se criar programas de intercâmbio cultural entre diferentes regiões do Brasil, promovendo o diálogo, a troca de conhecimentos e a valorização das diversidades culturais além do incentivo à inclusão das culturas populares nos currículos escolares, por meio de parcerias com o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais.


Um pouco sobre Tião Soares

Graduado em Sociologia; Professor universitário; possui mestrado em Educação e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-Graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha), Cátedra Unesco de Cultura. Conselheiro da Cátedra Kaapora da UNIFESP e Membro do Conselho Estratégico da Universidade e Sociedade Civil da UNIFESP.


Foi Professor de Ética da Escola Superior de Artes Célia Helena; foi Coordenador externo dos cursos de extensão da UNIFESP do Núcleo sociocultural da Zona Leste de São Paulo; foi Coordenador externo do Projeto Universidade, Cultura e Periferia", vinculado ao Observatório de Políticas Públicas e Centro de Memória da Zona Leste de São Paulo (Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP); foi Presidente e um dos fundadores do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais; é consultor em gestão e políticas socioculturais. Fundador e animador da Rede das Culturas da Zona Leste Paulistana e animador da Rede Nacional das Culturas Populares e Tradicionais. Parecerista em diversos programas de políticas públicas de cultural em níveis nacional, estadual e municipais. Tem experiência nas áreas de políticas públicas, com ênfase em Avaliação de programas socioculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, gestão, arte, cidadania, participação, política, cidadania e inclusão social.

Notícias em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page