Um encontro chamado Conferência Livre
O frio intenso que baixou na capital paulistana no sábado, 26 de Agosto de 2023, não afugentou as mais de 100 pessoas de diversos municípios do estado de São Paulo que compareceram a Conferência Livre para as Culturas Populares, Negras, indígenas e Tradicionais do Estado de São Paulo, realizada na FUNARTE SP.
Organizado pelo Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais - FCPT, o Centro Cultural Orunmilá e a Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste - ARPINSUDESTE o encontro acolheu a todos que participaram com uma canjiquinha paulista, delícia feita pelo Mestre Gil, do Jongo de Piquete, SP, bolinhos, café, chás, e uma vontade enorme de prosear, se abraçar e reunir pautas que contemplem a diversidade das Culturas Populares e Tradicionais do Brasil para a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC).
Com a proposta de subsidiar e ampliar a participação das culturas populares, negras, indígenas e tradicionais para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, o encontro reuniu congadeiros, jongeiros, slammers, raizeiras, pesquisadores, gestores, organizações, brincantes, mestras e mestres muito interessados e querendo contribuir para a "Democracia e Direito à Cultura”.
A dinâmica deu certo
O encontro foi apresentado pelo cientista social, Pedro Neto, que conduziu a Abertura Tradicional com as presenças do Mestre Alcides, Ava Fulni-ô, Mestre Paizinho, Rafa da Rabeca, Contra Mestre Palito (Grupo Cativeiro) para lembrar de onde viemos.
Após a leitura do texto base divulgado no site do FCPT e nas redes sociais na sexta-feira, 25 de Agosto, Mestre Gil do Jongo de Piquete mediou a Roda de Conversa com representantes das organizações como Rafa Soares - FLIGSP, Sttela Cabral - Fórum Paulista dos Pontos de Cultura e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Sérgio Bairon - Diversitas FFLCH USP, Vera Athayde - OCA Escola Cultural. Mestre Acides e a comunicadora e integrante do FCPT, Thereza Dantas, falaram sobre a importância de voltar a colocar na pauta a aprovação da Lei das Mestras e Mestres.
Para a Roda de Conversa das autoridades, Tião Soares, atualmente Diretor de Culturas Populares SCDC / MinC mediou as falas de Alessandro Azevedo - Representação Regional do MinC em SP, Ana Carolina Nascimento - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP/IPHAN, Danilo Barros Nunes - Superintendente do IPHAN SP.
Terminada as rodas de conversas, todos que tem alguma ligação com as questões das diferentes formas das Culturas Populares e Tradicionais foram convidadas a contribuir com o documento que será enviado a Conferência Estadual de Cultura de SP para aprovação e assim encaminhado para o 4ª Conferência Nacional de Cultura.
Novo calendário
Na reunião realizada no dia 23 de Agosto, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) decidiu pela prorrogação da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). O encontro que mobiliza gestores, trabalhadores e fazedores da cultura e a sociedade civil será realizado entre 4 e 8 de março de 2024.
O novo calendário da 4ª Conferência Nacional de Cultura ficou assim:
- Municipais, intermunicipais , Regionais, livres e territoriais - 30 de Outubro 2023
- Estaduais, temáticas e setoriais - 08 de Dezembro 2023
- Nacional - 4 a 8 de Março 2024
Hibridismo e o calor do presencial
O FCPT manteve uma live no canal do FCPT, no YouTube, que teve problemas técnicos mas o calor do presencial, dos encontros, da mesa com comidinhas, das conversas, dos abraços, da festa que finalizou todas as falas nos dão força para continuar nessa caminhada e apresentar em breve, o documento final, com os acréscimos dos participantes da reunião na FUNARTE SP, da Conferência Livre para as Culturas Populares, Negras, indígenas e Tradicionais do Estado de São Paulo.
Commenti